HOME
O LEM
NOTÍCIAS
ARTIGOS
EVENTOS 2015
DVDs LEM
FILMES
LIVROS
LIVROS INFANTIS
VÍDEOS PARA VER
SERVIÇOS
PERGUNTE AO LEM
GALERIA DE FOTOS
SÓ RINDO
REFLEXÕES

FREI-BETTO-large570Em Começo, meio e fim, recém publicado pela editora Rocco, conhecemos a pequena e inocente narradora-personagem que gosta de comparar pessoas a doces e conta como os domingos na casa dos avós são alegres e aconchegantes. Mas um domingo em especial estava diferente. Naquele domingo, sua avó não estava contente nem lembrava um doce, antes, farinha; seu avô nem mesmo veio cumprimentá-la na porta. A menina logo desconfia que algo está errado e imagina coisas terríveis, até ser levada ao quarto do avô e descobri-lo doente. E é aí que o avô inicia uma explicação sobre a existência e finitude das coisas, inclusive do mundo, e como é necessário que o que é velho morra para que haja espaço para o novo florescer


LIVRO_-_MEU_FILHO

MEU FILHO PATO - Ao longo do seu desenvolvimento, toda criança vivencia situações de perda - como quando muda de casa, quando nascem os irmãos, quando adoece ou morre um ente querido -, que podem gerar sentimentos e reações fortes. Se esses momentos representam vivências difíceis, por outro lado podem nos ajudar a crescer. Para que as crianças possam enfrentar esses desafios é muito importante que consigam expressar seus sentimentos, em conversas e brincadeiras ou através de histórias ficcionais.

 

Pensando na dificuldade que muitos adultos têm em falar com seus filhos sobre a morte, o escritor Ilan Brenman, autor de inúmeros livros de sucesso destinados ao público infantil, e a equipe de psicólogas do Instituto 4 Estações, especializadas em lidar com situações de perda, resolveram convidar seis escritores de renome para criar histórias para os pequenos sobre esse assunto. O resultado é um livro tão variado em estilos - há contos de humor, outros mais tristes, um mais psicodélico, cordel e poesia - quanto em conteúdo - muitas possibilidades para que as crianças possam falar sobre a morte e entendê-la como um fenômeno inerente à vida.

CADÊ MEU AVÔ?

 

Renato vive um momento difícil em sua vida: a perda do avô muito querido que lhe contava lindas "histórias da boca". Não sabe onde está o avô e vai pedir a ajuda do Papai Noel para encontrá-lo.

 

A perda de uma pessoa querida é sempre um experiência traumática na vida de todos. É comum que se fale da morte para as crianças usando explicações que as deixam confusas.

A autora, Lídia Izachson de Carvalho, trata do tema com muita sensibilidade, sem apelar para explicações que mistificam a realidade.

 

Editora: Biruta

Autor: Lidia Izecson de CarvalhoI

 

LIVRO_A_HISTORIA_DE_UMA_FOLHA_


A HISTÓRIA DE UMA FOLHA -
Dedicado a todas as crianças que já sofreram uma perda permanente e a todos os adultos que não encontraram uma maneira de explicá-la.

Léo Buscaglia – Ed Record

 



O livro O DIA EM QUE O PASSARINHO NÃO CANTOU trata sobre a perda de um animal de estimação, uma experiência bastante comum para a criança, que provoca muito sofrimento e a coloca em contato com a questão da morte, podendo levar ao questionamento de outras situações de perda e morte.

Luciana Mazorra e Valéria Tinoco - Ed. Livro Pleno

 

LIVRO_O_MEDO_DA

O MEDO DA SEMENTINHA - Conta a trajetória de uma Sementinha desde seu nascimento até virar uma bela árvore. Durante esse percurso, surgem medos e preocupações com o desconhecido. A mãe dela acompanha esses sentimentos, confortando-a e tentando tornar mais fáceis esses momentos. Da morte da Sementinha nasce uma linda árvore, e, assim, o medo foi embora, dando lugar a uma vida muito feliz. Com essa metáfora, o autor trata da morte e da vida como amigas, onde uma dá lugar à outra.



QUICO E O DR AMIGÃO
Conversando com as crianças sobre a insuficiência renal crônica

Cristiane Hegedus Karan


LIVRO_A_MONTANHA

 A MONTANHA ENCANTADA DOS GANSOS SELVAGENS - Este livro narra a história de gansos selvagens que tinham que enfrentar o frio e o calor, os caçadores e a fome. Mas, apesar dos momentos difíceis, tinham muitas alegrias, como o nascimento de um gansinho, o ¨Cheiro-de-Jasmim¨. Ele gostava muito das histórias contadas pelos velhos gansos à beira do lago. Um dia ouviu a história sobre a Montanha Mágica, onde a vida era bela, mas só iriam para lá os velhos, pois esses eram mais leves (por não terem mais tantos medos), e podiam voar até lá. Com o passar do tempo, seu pai, que tanto amava, foi ficando leve até que chegou sua hora de partir. Cheiro-de-Jasmim ficou muito triste, mas sabia que seu pai estava contente por estar num lugar tão belo.
Rubem Alves - Ed, Paulus

 

LIVRO_OP_LILI
A OPERAÇÃO DE LILI 
Estar num hospital longe das pessoas que se ama. A ansiedade e o medo da criança é metaforicamente contada na divertida estória da elefantinha que precisa fazer uma cirurgia para tirar seu amigo sapo entalado na sua tromba.

Rubem Alves -  Ed Paulus

 



LIVRO_MENINA
MENINA NINA - Este livro é, sem dúvida, o mais comovente de quantos Ziraldo já escreveu para crianças. Ele fala de personagens que conhece, com quem conviveu e com quem construiu sua vida. É como se ele sentasse para contar para seus leitores uma história corriqueira e, ao mesmo tempo, aproveitasse para ter com Nina, sua primeira neta, aquela difícil e delicada conversa que gostaríamos imensamente de não ter nunca.

Ziraldo - Ed Melhoramentos



 

                                  

leao_sem_juba_capa
O LEÃO SEM JUBA

Na magia da história O Leão sem Juba, Nely nos conta a trajetória de muitos que carregam no corpo as marcas das diferenças.

Com arte e sensibilidade mostra bque o carinho do Amor, da Amizade e da Solidariedade é o único a ajudar na superação do sofrimento e na descoberta do sentido da vida.

Nely Guernelli Nucci

Ed. Paulinas

 

 

Instituto de Psicologia - USP - Av. Prof. Mello Moraes, 1721
E-mails: lem@usp.br    e    lemipusp@lemipusp.com.br 

Site Map