HOME
O LEM
NOTÍCIAS
ARTIGOS
EVENTOS 2015
DVDs LEM
FILMES
LIVROS
LIVROS INFANTIS
VÍDEOS PARA VER
SERVIÇOS
PERGUNTE AO LEM
GALERIA DE FOTOS
SÓ RINDO
REFLEXÕES



digitalizar0002

AMOR & SEPARAÇÃO

 

Este livro retrata uma das maiores dores da existência humana: a separação amorosa. A partir do enfoque junguiano, a autora dá voz a essa experiência vivida por mulheres de meia-idade. Fala da sensação de perda da alma, de mágoas e tristezas de traição e solidão. Mas também fala da busca de cicatrização dessas feridas. De fins e recomeços.

 

A obra descreve um trabalho realizado em grupo utilizando contos, mitos e atividades plásticas e vivências que favoreceu a descoberta de novas possibilidades interiores, o início de um processo de transformação e o reencontro com a alma feminina.

 

A perda afetiva é um tema universal, o que torna esta obra de interesse não só para terapeutas, MS também para pessoas que já tiveram de lidar com a separação.




digitalizar0001
O SUICÍDIO COMO ESPETÁCULO NA  METRÓPOLE

 

O “suicídio como espetáculo”, além de se relacionar com a vida, também se relaciona com o tema da metrópole, seus espaços, significados, sua indiferença e identidade, já que é na cidade que o significado de viver vai sendo construído até os seus limites.

 

Aos desvendar os percursos, os usos e a caracterização dos espaços de interrupção da vida procurados nas fendas ou nos meios de circulação da metrópole, Fernanda Marquetti nos descreve uma “epidemiologia da cidade e sua relação com os dramas sociais encarnados na vida à procura de uma solução para si própria, ou da vida como um problema contemporâneo”. Ainda nas palavras de Rubens de Camargo Ferreira Adorno: “Uma epidemiologia da cidade naquilo que ela dispõe de cenário à espera de significados”.




livrodequemeavida0003
DE QUEM É A VIDA AFINAL? - Embora as perdas sejam um tema universal, que a todos atinge, quando da sentença da perda maior, da morte (sempre mistério), somos lançados na mais profunda angústia. Neste livro a autora procura descortinar as angústias, dúvidas, anseios e condutas dos diversos personagens que compõem o cenário hospitalar, quando do anúncio da morte. Como esses personagens, de um palco no qual a morte é presença constante, se relacionam? Como é a comunicação desses personagens? A morte pode ser nomeada? O que significa "fazer tudo pelo paciente?" Que lugar esses personagens ocupam no ato final de um deles? Todas essas questões, para as quais a autora abre caminhos, levam a discussão maior sobre decisões no final da vida: a autora resgata a importância dos cuidados paliativos, da bioética,da dignidade no processo de morte, do luto antecipatório, enfim, da morte como parte natural e esperada da vida. Não como inimiga a ser combatida! De forma contundente e sensível, Ingrid Esslinger demonstra o sofrimento de todos esses "personagens", inclusive da equipe de saúde: a formação desses profissionais também é discutida nesta obra, ficando evidenciada a necessidade de um cuidado aos cuidadores profissionais, para que estes melhor possam cuidar!

Editora: Loyola

Autor: INGRID ESSLINGER



LIVROFORMAÇÃO E ROMPIMENTO DE VÍNCULOS - Em um mundo em que ficar triste é considerado uma fraqueza e a morte é repudiada a qualquer custo, como o ser humano reage às diversas perdas que enfrenta ao longo da vida? De que forma os profissionais de saúde encaram a morte de seus pacientes? Como as crianças vivenciam a separação dos pais? Os maiores especialistas em luto do país respondem essas e outras questões no livro Formação e rompimento de vínculos - O dilema das perdas na atualidade. Na obra, são abordados problemas relacionados com a morte e o curso do luto, dificuldades decorrentes da separação de filhos e pais e da separação de parceiros em razão de divórcio.

Organizado pela psicóloga Maria Helena Pereira Franco, fundadora do
Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto, da PUC-SP, o livro trata também das questões da família, de resultados da violência urbana e doméstica e da formação do profissional para lidar com a morte, com base na realidade atual do país. Traz o resultado do trabalho de professores de pós-graduação em psicologia, das mais conceituadas universidades brasileiras, e apresenta questões relativas às novas configurações familiares e aos problemas da pós-modernidade. 


LIVRO
MORTE E EXISTÊNCIA HUMANA: Caminhos de Cuidados e Possibilidades de Intervenção", é discutir como a morte faz parte da existência humana e lhe dá sentido, o que explica a primeira parte do título. A segunda parte refere-se a uma preocupação de cuidar de pessoas em situação de perda e morte, de acolher e minimizar dores e sofrimentos nas várias esferas do existir humano. Os capítulos são resultados de pesquisas em que colaboradores falaram de sua história; a coleta de dados e a sua análise e compreensão resultaram em dissertações e teses que foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia, tendo sido todas elas aprovadas.

Autoras: Ana Mª Barrica; Claudia Fernanda Rodrigues; Marta Cristina Meirelles Ortiz; Silvana Parisi; Carla Silva Santana; Nancy Vaiciunas; Ana Beatriz Brandão dos Santos; Elaine Gomes Reis Alves; Ingrid Esslinger; Marisa moura Verdade. 

        LIVRO                         
PSICO-ONCOLOGIA : Este livro reúne, de forma abrangente e profunda, temas atuais de uma área que - como fica claro nesta obra - no Brasil já construiu um corpo respeitável de conhecimentos e pode refletir sobre a prática.
Partindo da definição, conceituação e abrangência do campo da Psico-Oncologia, a publicação está organizada a partir dos seguintes eixos: definições, principais sítios, diagnósticos, prevenção e formas de tratamento do câncer; aspectos psicossociais (qualidade de vida, enfrentamento, psiconeuroimunologia, aspectos psiquiátricos); intervenções psico-sociais (cuidados paliativos, psicoterapia, famílias, comunicação, morte, luto, entre outros); outras especialidades integradas ao tratamento (nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia); psico-oncologia pediátrica; equipe multidisciplinar; outros temas (como questões legais, pesquisa, uso da internet por pacientes e por profissionais da saúde). No final, o livro apresenta uma profunda análise sobre o que já foi realizado e as perspectivas que se abrem no Brasil. Os autores, provenientes de diversos estados do Brasil, representam as diversas áreas do conhecimento e da prática, que fazem da Psico-Oncologia uma área, de fato, multidisciplinar e multiprofissional, o que confere ao livro o perfil de um verdadeiro tratado, que sem dúvida será uma referência para os leitores de língua portuguesa que queiram conhecer em profundidade o tema da Psico-Oncologia. 



Slide1   
EDUCAÇÃO PARA A MORTE - REFLEXÕES Adaptação da tese de livre docência da autora, discute a busca de sentido que a morte pode oferecer. É possível uma educação para a morte? 
Como nos preparar para fato tão presente? Reflete sobre dimensões históricas e teórico-conceituais, e pontos que nortearam sua trajetória pessoal-profissional.
 





CAOA_LIVRO

EDUCAÇÃO PARA A MORTE - DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO: Este livro é um estudo sobre a possibilidade do desenvolvimento pessoal de maneira mais integral, no sentindo entendido por Jung como individualização: o desenvolvimento interior que se propõe durante o existir.

Desenvolvimento que pressupõe uma preparação para a morte, que não precisa obrigatoriamente ser realizado no topo de uma montanha, como ermitãos, ou dentro de casa isolados, mas sim, no seio da sociedade da qual somos membros integrantes.

Freqüentamos escolas por mais de 20 anos de nossa existência e assim nos preparamos para a vida social. Da mesma forma, devêramos também nos preparar, pelos mesmos 20 anos, para o fim da nossa existência em algum tipo de “escola”.

Essa educação envolve comunicação, relacionamentos, perdas, situações-limite nas quais reviravoltas podem ocorrer durante a vida: sobressaltos ou vicissitudes nas fases do desenvolvimento, perda de pessoas significativas, doenças, acidentes e até mesmo o confronto com a própria morte.

 


Slide4
MORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO - A morte faz parte do desenvolvimento humano significando e ressignificando a vida. O tema da morte sempre desafiou, intimidou e também fascinou o ser humano em várias épocas e fases do seu desenvolvimento. A psicologia como ciência, arte, reflexão e prática cuida da questão do homem, da sua relação com os outros e com o mundo, com a vida e também com a morte. Atualmente, falar sobre esse tema ainda é um tabu, embora problemas como câncer, aids, desespero, solidão, luto, suicídio e violência constantemente nos remetam a meditar sobre ele, enquanto pessoas e mais particularmente como psicólogos e profissionais de saúde.



Slide2


VIDA E MORTE LAÇOS DA EXISTENCIA-
Os capítulos já são pequenas obras que se entrelaçam, pois as palavras vida e morte não podem ser vistas separadamente. Assim se constitui o ser humano. Este livro propõe um caminho de trocas e partilhamento de idéias.






Livro_AdolescenciaADOLESCENCIA: VIDA OU MORTE? -
A série "Jovem Hoje" apresenta temas da vivência do adolescente, para que ele os compartilhe com seus amigos, professores, pais, familiares, namorado, namorada.
Onde fica a fronteira entre o prazer, o desprazer, a vida, a morte? O que busca um adolescente que consome drogas, que cultua exageradamente o corpo, que arrisca a vida praticando esportes radicais?
As psicólogas Ingrid Esslinger e Maria Júlia Kovács, autoras de Adolescência: vida ou morte?, mostram que os aspectos autodestrutivos - tão comuns entre os jovens - podem, se não cuidados, levar à morte.
Falando de crescimento e sofrimento - e do limite nada claro entre o prazer e a morte -, este livro constrói pontes em lugares talvez nunca tão abertamente atravessados...''


                LIVRO_PROFISSIONAIS                 

PROFISSIONAIS DE SAÚDE: VIVENDO E CONVIVENDO COM HIV/AIDS -
Autores Elaine Gomes dos Reis Alves e Dalton Luiz de Paula Ramos.

Vivendo e convivendo com HIV/AIDS - Profissionais de saúde portadores de HIV/AIDS, depoentes e depoimentos, a doença (Formas de infecção/acidente, diagnóstico, orientação pós-diagnóstico, ser portador, tratamento - Sobre a participação em grupo terapêutico de profissionais de saúde portadores de HIV/AIDS), relações pessoais (discriminação, família/amigos, parceiros), relações profissionais (local de trabalho, local de atendimento profissional, médico que os atende, sugestões sobre o que fazer para o profissional portador, situação profissional, informar o paciente, autoconfiança no exercício profissional, biossegurança, ética na abordagem do paciente), experiências psicólogicas (medo, auto-estima, solidão, fé, a pesquisa, mensagens), AIDS e bioética, os conselhos de classe e a legislação, sob o olhar da psicologia.

        

Instituto de Psicologia - USP - Av. Prof. Mello Moraes, 1721
E-mails: lem@usp.br    e    lemipusp@lemipusp.com.br 

Site Map